segunda-feira, 13 de abril de 2009

Derivas Artísticas - Da Idade Média, 18 de Abril 2009



18 Abril, Sábado
11h00-13h00 I 14h30-18h30
Biblioteca Municipal José Régio

Este curso organiza-se temporalmente da Antiguidade Clássica aos nossos dias.
Porque abarcar a totalidade é uma impossibilidade, concentramo-nos em alguns momentos históricos, estilos artísticos, conceitos e temas particulares e, não esquecendo a linha cronológica, cruzamos tempos históricos variados, com incursões recorrentes na contemporaneidade.
Porque, frequentemente, a compreensão do presente exige o conhecimento do passado… ou, como diz Frederico Lourenço, "O passado é convocado para – digamos assim – tornar mais nítidos, para ‘afiar, os contornos do presente."

Da Idade Média
"a cultura é um palimpsesto e todos nós escrevemos sobre o que os outros já escreveram."
Rosa Montero, in A louca da casa

Iniciamos a viagem à Idade Média com uma breve visita ao período final do Império Romano do Ocidente. Identificamos acontecimentos e sensibilidades cruciais para o mapeamento da Época Medieval - a adopção do Cristianismo pelo imperador Constantino; as permanências e as rejeições relativamente ao passado clássico e o pensamento Neoplatónico.
Na companhia de Umberto Eco e Jean Jacques Annaud fazemos uma aproximação abrangente aos dois últimos estilos artísticos medievais – o românico e o gótico.
Em seguida, concentramo-nos em cada um destes estilos individualmente e desenhamos "as causas nos efeitos".
No românico exploramos o modo como a escultura e a pintura completam o programa da arquitectura religiosa. Abordamos a importância da “representação mentalizada”, do carácter conceptual e simbólico, da “beleza disforme” ou da “formosa disformidade”, sobretudo, na escultura.
Partindo do princípio da "representação mentalizada" e de que “o acto da fantasia é superior ao acto de copiar uma forma” convocamos e cruzamos, tocando apenas, Platão, Plotino, Duchamp, Malevich, Lissitzky, Baldessari, Bacon...
No Gótico tratamos das catedrais, da nova concepção “Deus é luz”, da soberania de Cristo e da Virgem e ainda de São Francisco.

Próximas sessões

"Da Idade Moderna"
23 de Maio
Sábado, 11h00-13h00 I 14h30-18h30
Biblioteca Municipal José Régio

"Na Época Contemporânea"
6 Junho
Sábado, 11h00-13h00 I 14h30-18h30
Biblioteca Municipal José Régio

Viagem a Madrid*
4, 5 e 6 Julho*

Preço:
Curso “Uma História da Arte – Entre o Passado e o Presente” | € 15 (sessão)
descontos p/a menores de 30 anos, maiores de 65 anos e desempregados | € 10 (sessão)

Inscrições:
Formulário de Inscrição (Microsoft Office - Word)

Programa completo em www.circularfestival.com > outras actividades

As inscrições no curso devem efectuar-se por correio, pagamento efectuado por cheque à ordem de A Circular – Associação Cultural, ou transferência bancária à ordem de A Circular – Associação Cultural NIB: 0033.0000.45314714098.05

* Programa sujeito a alterações


Imagem © Susana Neves