sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Derivas Artísticas | Programa de Actividades Pedagógicas


Concepção e orientação:
Magda Henriques

9 Fev – 14 Dez 2008
ESEIG – Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão

“Derivas Artísticas” é um programa de actividades pedagógicas integrado no Circular, associação cultural promotora do festival de artes performativas com o mesmo nome, que vem ao encontro de um dos principais objectivos desta associação - promover a proximidade entre a arte e o público.

A deriva é aqui entendida metaforicamente. A topografia percorrida é a da arte e os estímulos que conduzem à entrega de caminhos imprevisíveis são os da experiência artística.

Porque acreditamos na capacidade transformadora da arte e na possibilidade desta, como afirma George Steiner, “comprometer a nossa humanidade, tornar-nos menos capazes de seguir o nosso caminho como se nada fosse”, revela-se necessário que a experiência da arte possa representar uma opção, daí a necessidade de criar meios que permitam essa aproximação e que constituam essa experiência como uma possibilidade de escolha.

“Derivas Artísticas” tem, assim, como um dos seus objectivos prioritários criar e disponibilizar um conjunto de instrumentos que concorram para o exercício da escolha, só possível quando as opções existem ou o acesso às mesmas é partilhado. Como diria António Pinto Ribeiro, a propósito da importância da pedagogia artística, “ assemelha-se à diferença que vai entre aquele que pôde aprender a ler e o que não pôde, sendo que, para o primeiro, ler o quê, quando, ou como, será sempre uma possibilidade (até a de não ler), enquanto que para o segundo será sempre interdito.”
Estes instrumentos prendem-se com um conjunto de actividades teórico-práticas que permitem outras experiências e explorações criativas do mundo e de imaginários individuais; porque não podemos dizer tudo por palavras…a experiência da arte pode representar um momento de suspensão e revelação no devir quotidiano que nos devolve a um mundo que já não é exactamente aquele de onde partimos.

Defendemos que a experiência artística deve ser integrada no quotidiano, fazer parte da vida e não à parte dela, e representar uma possibilidade de eleição para todos, deste modo, são valorizadas as actividades de carácter contínuo ou regular e considerados diferentes públicos (faixas etárias e percursos distintos).

Porque os meios e os temas explorados pela arte do nosso tempo são infinitos, afinal, como diz Pedro Cabrita Reis, “as formas da arte são simultaneamente as formas dos
acontecimentos humanos”, este programa pedagógico deseja ampliar a sua área de acção às múltiplas formas destes acontecimentos através de encontros com intervenientes de áreas diversas do conhecimento (arte, ciência, filosofia, religião…).


...........................................................................................................................................................................
Curso "Para uma história da Arte Contemporânea – do século XIX aos nossos dias"

Este curso pretende fornecer um conjunto de instrumentos que permitam a identificação das práticas comuns ao "pensar e fazer artístico contemporâneo" e a compreensão do processo de redefinição das noções de arte, artista e público, reconhecendo rupturas e continuidades históricas.

Privilegiando uma reflexão que toma como referência as manifestações artísticas das décadas de 60 e 70, não esquecendo precedentes e perspectivas actuais, deseja-se que este programa possa representar um meio de aproximação à história da arte contemporânea.

Periodicidade: 1 vez por mês
Duração: 6 horas (com excepção do primeiro mês)
Local: ESEIG – Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão
Destinatários: Público curioso a partir dos 15 anos

1º módulo
“Isto é arte?!!
- A contemporaneidade e a redefinição dos conceitos de obra de arte, artista e público”
9 e 10 Fev
Sáb e Dom, das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 17h30
Duração: 12 horas

Visita ao Centro Cultural de Belém
Exposições “Um teatro sem teatro” e “Colecção Berardo”
17 Fev
Dom (horários a definir)

2º módulo
“Os anos 60 – o precursor Marcel Duchamp e o movimento Dada”
29 Mar
Sáb, das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 17h30
Duração: 6 horas

3º módulo
“Artes Performativas – Dança?!, Teatro?!, Performance?!, Happening?!...”
26 Abr, 17 Mai, 28 Jun
Sáb, das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 17h30
Duração: 18 horas

4º módulo
“Pós-Modernismo e Identidades”
27 Set, 25 Out, 22 Nov, 13 Dez
Sáb, das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 17h30
Duração: 24 horas

...........................................................................................................................................................................
Encontros “Derivas - Para que servem a arte e o conhecimento em geral?!”

Estes encontros resultam de uma crença profunda na possibilidade da arte e do conhecimento em geral poderem contribuir para a criação e afirmação de sentidos para a vida.
São aqui propostos caminhos imprevisíveis na topografia da arte e do conhecimento – um livro que leva a um filme; um filme que se cruza com uma música; uma música que encontra um poema; um poema que indica um documentário....
Aqui é privilegiada a crença na capacidade transformadora da arte que se prende com a vontade de pensar/sentir o que nos rodeia, independentemente dos percursos de cada um. Partindo do princípio que as obras, sendo uma realidade em si, se referem simultaneamente ao mundo, deseja-se que esta actividade possa representar um meio de aproximação à experiência da arte e consequente atenção sobre o nosso tempo. A arte representa assim um instrumento privilegiado na “relação com outros 'eus', outros seres, outros domínios, outros sonhos, outras palavras, outros territórios.”

As sessões têm um carácter informal e a conversa é privilegiada.

24 Fev, 30 Mar, 27 Abr, 18 Mai, 29 Jun, 28 Set, 26 Out, 23 Nov, 14 Dez
Dom, das 15h00 às 18h00
Duração: 3 horas
Local: ESEIG – Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão
Destinatários: Público curioso a partir dos 15 anos
Acesso gratuito

Nota: Estas actividades implicam ainda um programa de visitas a exposições, idas a espectáculos e conversas com personalidades de áreas variadas (arte, ciência, religião, filosofia…).

...........................................................................................................................................................................
Magda Henriques, licenciada em História, Variante de Arte, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e professora de História das Artes, na Academia Contemporânea do Espectáculo, tem desenvolvido actividades pedagógicas, no âmbito da arte contemporânea, destinadas a públicos adolescente e adulto, em colaboração com várias instituições e festivais, em diferentes zonas do país, sendo de destacar a Fundação de Serralves, a Culturgest, a Fundação Calouste Gulbenkian, o Pavilhão de Portugal em parceria com o Departamento de História da Arte da Universidade de Coimbra, o CENTA, o Festival Y, O Festival Escrita na Paisagem e escolas e câmaras municipais variadas.

Inscrições
Pelo correio: pagamento efectuado por cheque à ordem de A Circular – Associação Cultural.
Transferência bancária à ordem de A Circular – Associação Cultural
NIB: 0030.0000.45314714098.05. A inscrição só é válida após recepção do comprovativo da transferência bancária.

Preço/mensalidade
15 Euros

Descontos
Menores de 30 anos, maiores de 65 anos e desempregados
10 Euros

Ao efectuar o pagamento total do programa beneficia de uma mensalidade gratuita

Observações
- O calendário e os temas propostos podem sofrer reajustamentos decorrentes da marcação de visitas e idas a espectáculos.
- A realização do programa implica a inscrição de um número mínimo de participantes.
- As devoluções só serão efectuadas se a desistência ocorrer com um mínimo de 48 horas de antecedência relativa à data de início da actividade.
- As devoluções não são realizadas de imediato. Só após o seu processamento interno é que são disponibilizados os montantes correspondentes.
- Serão entregues certificados de participação.

Informações
Telemóvel: 92 629 40 53
E-mail: info@circularfestival.com

Circular – Associação Cultural
Travessa Dr. António Ramos de Almeida, 31
4480-899 Vila do Conde

E-mail: info@circularfestival.com
Website: www.circularfestival.com
Blog: www.circularfestival.blogspot.com

ESEIG – Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão
Rua D. Sancho I, 981
4480-876 Vila do Conde

Acessos ESEIG
Metro do Porto: linha B (vermelha), estação “Vila do Conde”
Automóvel: A 28, saída Vila do Conde (primeira rotunda à esquerda)